Coaripolis

terça-feira, novembro 30, 2004

Quanta coisa boa

Produção de mel com abelhas indígenas eleva renda mensal de interioranos no Amazonas
Implantada inicialmente no município de Boa Vista do Ramos (a 230 quilômetros de Manaus), a meliponicultura vem despontado no Amazonas como novidade no mercado de negócios sustentáveis do Estado.
A atividade consiste na produção de mel a partir da criação de abelhas indígenas sem ferrão e tem sido capaz de de elevar a qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Aproxidamente 250 famílias da zona rural dos municípios de Boa Vista do Ramos, Carauari, Iranduba e Macapuru são beneficiadas com o crescimento da atividade no Estado.
Com o apoio da Agência de Florestas, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a produção de mel de Boa Vista do Ramos deverá fechar o ano com um volume de 2 mil quilos do produto disponível para ser comercializado.
Para os técnicos da Agência de Florestas, a previsão é que, em 2005, essa produção ultrapasse o volume de 4 mil quilos.
Um diagnóstico realizado em Manacapuru demonstrou que a média de renda familiar mensal das pessoas que adotaram a meliponicultura é de R$ 270. A projeção é que a meliponicultura venha a dobrar essa renda quando a atividade for efetivamente implantada e regularizada.
"O diferencial da meliponicultura é o baixo custo de investimento, o reduzido tempo de trabalho e o impacto ambiental positivo, porque, em vez de derrubar árvores, os meliponicultores estão plantando", ressalta Max Dias, coordenador do programa de Meliponicultura para o Estado do Amazonas.
Fonte: Portal Amazônia