Coaripolis

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Carnaval e Retirão

Da minha vida coariense guardo com carinho estas duas grandes manifestação de Coari durante esses dias: o carnaval e o retirão. Esses dois acontecimentos marcaram a minha vida durante os 17 anos que vivi na cidade mais outros três que passei indo de férias, tudo somado foram 20 carnavais e uns tantos de retirões, não me lembro bem.
O carnaval coariense foi sempre de muita alegria, bailes, desfiles e carnaval de rua. Na minha adolescência a garotada da minha área se juntava pra gente ir pular la na XV de novembro. O que nunca esqueço eram as fantasias que concorriam a prêmios. Depois com o tempo eram os carnavais nos cubles: Tijuca, Maçonaria, Refúgio, Coari Show Club e Seringal, lembrando ainda uns mais populares... esse não lembro bem o nome, apesar da localização, bem em frente a minha casa: o Estrela do Norte, mais conhecido na cidade como puteiro do Valdemar e também o tão saudoso Funrural ... eta carnaval bom. E dar para esquecer?
Não sei quando começou, posso até verificar, o famoso Retirão da Juventude em Coari. Criado pela paróquia como uma proposta aos jovens, ajudando principalmente a muitos jovens não entrarem no mundo das drogas e prostituição. O Retirão teve seu auge na época do nosso tão querido e saudoso Padre Jacson.
Hoje, 2005. Tanto o Carnaval como o retirão acontecem em Coari nessa data... cada um foi encontrando o seu caminho... marcando pessoas e deixando saudades!