Coaripolis

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Ribeirinhos

A VIDA DO RIBEIRINHO VIRA ARTE NO PALCO
O homem vivendo em harmonia com a natureza. Essa proposta para muitos virou ideal, mas a arte tem cada vez mais usado um exemplo sólido de tal proeza. Um modo de vida que é uma das diversidades da Amazônia. É exatamente no trabalho de compositores e poetas dessa região que ela é retratada. A vida e o modo de ser do ribeirinho agora ganham os holofotes e o palco do teatro, por meio da Companhia Irreverentes, em “Ribeirinhos”.
Leia+
A vida do ribeirinho pode ser muito bonita no palco. No cotidiano não é fácil. Começando pelo termo que indica o ribeirinho, ainda não chegamos a esse conceito, ainda somos "caboclos" e o preconceito é grande ... gente pobre ... gente sem cultura, e por aí vai. A realidade ribeirinha é outro caos, é desprezada e não existe nenhuma política pública que esteja a seu favor. Educação rural ... essa nem se fala. Professores mal pagos, salários atrasados e conteúdo fora da realidade.
Com certeza e esperança o estilo de vida do ribierinho, despojado, sóbrio, é o único estilo de vida que pode salvar a nossa Amazônia. É um estilo de vida que confronta o mundo capitalista, neoliberal, consumista, egoísta e hedonista... temos muito o que aprender dos ribeirinhos, infelizmente dizemos: isso é coisa de caboclo...
No palco a vida do ribierinho é muito fácil ... no dia-a-dia...!!!