Coaripolis

sexta-feira, julho 15, 2005

Vitória da União
Quando estive em Manaus em julho do ano passado, visitei a "Ocupação São Pedro". Na época o nome não estava bem definido, era uma favela, aliás, nossas ocupações são favelas abandonadas, sem água encanada, sem energia e sem nenhum programa sanitario. A maioria das casas eram feitas (ou ainda são, não sei) de papelao, de pláticos, de madeira (velhas e novas), de alvenaria; feitas de qualquer jeito, para quem não tem nada, qualquer coisa, já é muito.
O povo foi se unindo na busca de melhorar as coisas, tentar ter água em suas casas no mundo onde está a maior reserva de água doce do planeta; ter energia, era um mundo de gatos. Construir suas igrejas e suas escolas, área de lazer e no mês passado realizar seu festival folclórico.
Em meio a tudo isso, muitos são os aproveitadores; dois se destacam em se aprovetiar da miséria do povo: os politiqueiros e os falsos pastores.
A união tem sido a arma mais forte, desse modo vão nos mostrando que a "união faz a forca" e que "povo unido, jamais será vencido".