Coaripolis

segunda-feira, agosto 15, 2005

O que fazemos com nosso lixo de cada dia?
O lixo produzido por cada um de nós é como se fosse um retrato do nosso comportamento, o que fazemos, o que desperdiçamos. Um pouco disso pode ser percebido na crônica O lixo, de Luís Fernando Veríssimo*. Nela, duas pessoas que nunca se viram pessoalmente sabem quase tudo uma da outra por causa do lixo que ambas jogam fora.
A nossa idéia em relação ao lixo é justamente essa. Jogamos fora e achamos que ele não mais nos diz respeito. Mas é um engano. Precisamos ser responsáveis até pelo lixo que produzimos, afinal ele nos retrata.
Segundo o IBGE, por exemplo, são produzidas no Brasil cerca de 250 mil toneladas de lixo por dia. Qual o destino final de tudo isso? Algumas cidades, como São Paulo, têm grandes aterros sanitários; outras, como Curitiba, fazem a reciclagem de uma parte dos resíduos, mas mesmo assim os espaços vão se tornando cada vez menores e o lixo aumentando.
A conhecida política do três Rs - Reduzir, Reciclar e Reutilizar - é a arma dos movimentos ambientais para buscar um equilíbrio quando o assunto é lixo. Segundo André Vilhena, diretor executivo do Cempre - Compromisso Empresarial para a Reciclagem, o Brasil tem evoluído no quesito reciclagem e, desde a Eco 92, o País passou por mudanças importantes nesta área.
De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2004, publicado pelo IBGE, o "Brasil é recordista mundial em reciclagem de latas de alumínio (89% em 2003, contra 50% em 1993). A reciclagem de papel subiu de 38,8% em 93 para 43,9% em 2002".
Mas quando os números referem-se aos indicadores de coleta seletiva de lixo, o País ainda engatinha. Somente 2% do lixo produzido é coletado seletivamente. Apenas 6% das residências são atendidas por serviços de coleta seletiva, que existem em apenas 8,2% dos municípios brasileiros. O que pode refletir que a reciclagem muitas vezes é uma ação individual, de pequenos grupos de catadores ou condomínios organizados, em poucos casos trata-se de uma política pública definida para essa área.