Coaripolis

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Produção de farinha e artesanato sustentam comunidades quilombolas
A comunidade quilombola de Mazagão Velho, no Amapá, será uma das 27 beneficiadas pelo Pacote da Cidadania, lançado esta semana no estado pela ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro. Ao todo, serão atendidos 24 projetos de desenvolvimento sustentável, que englobam atividades como o manejo de mudas, fruticultura artesanato, pisicultura e criação de búfalo.
Em Mazagão Velho, a principal fonte de renda é a mandioca, da qual é feita a farinha que é vendida pelos moradores em outras cidades do estado. Atividades tradicionais, cujo conhecimento é passado a cada geração, são características das comunidades quilombolas.
Em Maruanum, comunidade vizinha a Mazagão, que também será contemplada pelo Pacote da Cidadania, o comércio de panelas de louça é a principal fonte econômica das famílias. A atividade, ensinada desde a época da escravidão, é feita manualmente a partir de barro e caripé.
O lançamento do programa contou com a participação da ministra Matilde Ribeiro. O Pacote da Cidadania está na sétima edição e foi lançado em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Minas Gerais.