Dia Internacioanal das mulheres
"As mulheres trazem no ser o dom da criação, geram vida e tronam possível a continuidade do gênero humano. Há uma porção de Deus em cada mulher". (Tenório Telles).
Na história humana a valorização das mulheres tem alcançado diversos níveis, tanto para cima como para abaixo. Independente onde elas têm estado, a luta é uma bandeira constante que mulheres corajosas agarram com unhas e dentes. De fato são guerreiras as mulheres. Atualmente se encontram em diversas frentes de trabalhos e especialmente no mundo dos estudos, mais de 50% delas formam o perfil dos que estão na universidade.
Apesar disso...
"Espancamentos e outras formas de agressão à mulher são, ainda, informações de circulação restrita, normalmente circunscritas a vizinhança, aos familiares e aos amigos. Vigora um silenciamento em torno desses atos e com ele mantém-se uma cultura de impunidade e de cumplicidade. No Estado do Amazonas, a história escrita tem a cor do abandono e da omissão oficial. A estrutura de assistência às vítimas é extremamente precária. O que é uma outra face da violência oficializada". (Ivânia Vieira).
Em Coari...
O caderno revista da tv do joenal acrítica de domingo na página 04, reporta: "Em Coari, a cada quatro horas uma mulher apanha do seu companheiro". São 06 p0r dia, 180 por mês e 2.160 por ano. Realmente estamos precisando de uma nova Coari, uma cidade de paz, contra a violência. Como diz Ivânia Vieira esses atos de violência se encontram escondidos na esfera íntima. Não vi em Coari nenhuma ação que demostre repúdio a toda essa violência, nenhum debate, enhum encontro ou nenhuma manifestação. Sinal de que a nossa cultura, ainda é uma cultura da submissão, do silêncio. Enquanto isso a violência vai silenciosamente vitimando as mulheres coariense!
Mais sobres o Dia Internacional da Mulher: