Coaripolis

sábado, março 18, 2006

Seminário homenageia os cem anos de Arthur Reis
Há cem anos, nascia em Manaus um dos principais pensadores e historiadores da Amazônia: Arthur Cézar Ferreira Reis. Para comemorar o centenário em grande estilo, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) realiza, de 22 a 24 de março, o seminário "Arthur Reis: O intelectual e o homem de ação".
A ligação de Arthur Reis com o IGHA vem desde o tempo em que o intelectual ainda era um atuante produtor e defensor da cultura amazonense. Ele era detentor do título de Secretário Geral Perpétuo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.
O seminário tem início no dia 22, às 18h, no Museu Crisantho Jobim (Rua Bernardo Ramos, 117 - Centro), com a abertura da exposição "Arthur Reis: O intelectual e o homem de ação". No dia 23, também às 18h, o seminário prossegue, com o lançamento do primeiro número da publicação "Cadernos do IGHA", contendo a palestra proferida por Arthur Reis em 1932, na própria sede do IGHA, intitulada "A explosão cívica de 1832".
Para encerrar a programação do seminário, no dia 24, o orador oficial do evento, Robério Braga, vai proferir um discurso de encerramento, no qual, vai destacar a passagem dos 89 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Em seguida, será realizado o lançamento do livro "Duas cidades: Belém e Manaus", de Benedito Nunes e Milton Hatoum. Um coquetel será servido em seguida. O seminário é uma parceria entre a SEC e o IGHA.