Coaripolis

quarta-feira, abril 19, 2006

Evento homenageia as tribos do Amazonas
No Dia do Índio, o público manauense vai fazer festa na Praça Tenreiro Aranha, no Centro de Manaus. Lá, desde 17h até 23 h, os as tribos Tariano, Saterê-Mawé, Munduruku, entre outras, terão a oportunidade de apresentar as suas manifestações culturais, como as danças, músicas e rituais.
Uma das principais apresentações será o Ritual da Tucandeira, evento praticado pelos índios da Tribo Saterê-Mawé, para celebrar a chegada dos adolescentes à fase adulta. Durante o ritual, os jovens serão picados pelo menos 21 vezes por formigas tucandeiras.
O representante da Associação Indígena da Amazônia Brasileira (AIAB), João Caramuru, disse estar satisfeito com o evento da Prefeitura. "Com essa programação, a cultura indígena estará presente em praça pública, de maneira respeitosa e valorizada pelo órgão de turismo da cidade", declarou o índio da Tribo Wai-Wai.
Além da dança-ritual ticuna 'Wotchima'cu', da dança Inhaá-Becury e do Ritual da Tucandeira, a culinária indígena estará presente com peixe, farinha de mandioca e bebidas consumidas nas celebrações das aldeias. Quem quiser conhecer mais sobre a cultura e costumes dos índios, não pode perder.