Coaripolis

quinta-feira, abril 13, 2006

Inpe não detecta desmatamento no Amazonas no período de 3 meses
O sistema DETER (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), integrante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontou que no período de três meses – 30/10/2005 a 31/01/2006 - não foram registrados pontos de alerta de desmatamento no estado do Amazonas.
O sistema DETER utiliza sensores com alta freqüência de observação para reduzir as limitações da cobertura de nuvens, sendo possível detectar desmatamentos recentes em área superior a 0.25 km2.
No mesmo período, o estado do Mato Grosso teve 192 pontos de alerta e no Pará, 28. O DETER é um projeto do INPE/Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA e faz parte do Plano de Combate ao Desmatamento da Amazônia do Governo Federal.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana, este resultado demonstra que o Amazonas tem conseguido manter uma taxa de desmatamento reduzida desde a implantação do Programa Zona Franca Verde. O programa estabeleceu uma linha de atuação voltada para o desenvolvimento sustentável das populações tradicionais do estado, com projetos de manejo, criação de unidades de conservação e gestão dos recursos florestais do estado.