Coaripolis

terça-feira, maio 23, 2006

Eletricidade
Por quase toda manhã a área onde moro ficou sem energia elétrica. Tanto eu como o blog, desatualizados. Um costume quebrado, o de toda manhã dar uma passada nos jornais da região e colher notícia para o Coaripolis. Como diz o ditado dos antigos que não tem mal que não traga um bem. O melhor que fiz, foi voltar para rede e dar um bom cochilo na tentativa de recobrar o sono perdido desses últimos dez dias. Depois do tempo sem energia e nos embalos desse instrumento de corda, me sinto renovado.
Desde há muito tempo que escuto um lamento, chorando a ausência de empresas em Coari. Aí por dezembro até saiu uma entrevista de um secretário falando que a cidade está preparada para esse tipo de empreendimento. O tempo vai ficando cada vez mais distante, longe é um lugar sempre presenta na Amazônia. Na barriga da cobra grande, na cidade dos botos encantados. Muitos envelheceram e não viram desembarcar no trapiche do cais as estruturas das tão faladas "empresas".
A pergunta que não quer calar é: funciona uma empresa sem energia? Com certeza que sim, nessa cidade de encantandos, tudo funciona, sem precisar de energia elétrica ou de outras parafernálias do mundo moderno. Na realidade, no dia-a-dia do município, ainda nos resta uma esperança que as máquinas pudessem ser movidas a carvão.
Só gostaria de saber como funcionaria os telefones, faxs, o ar-condicionado, os computadores e a internet...?
Sem energia será difícil vir para Coari empresas, porém, não custa esperar. Já esperamos tanto!