Coaripolis

sexta-feira, maio 12, 2006

Greenpeace protesta contra desmatamento da Amazônia na chegada de Lula à Áustria
O presidente Luis Inácio Lula da Silva foi recebido com um protesto do Greenpeace em defesa da Amazônia na sua chegada à Cúpula UE-América Latina/Caribe, em Viena (Áustria). Ativistas da organização, vestidas com o uniforme da seleção brasileira, seguravam bandeiras com a mensagem: “Don't Play with the Amazon. Não joguem com a Amazônia”. O Greenpeace exige de Lula o fim do desmatamento ilegal e da violência no campo na região.
“O Brasil é o campeão mundial de futebol mas, infelizmente, o País também é o campeão do desmatamento da Amazônia, que está sendo convertida em plantações de soja, usada para alimentar gado e frango na Europa, a um ritmo alarmante”, disse Christoph Thies, um dos coordenadores da campanha de florestas do Greenpeace. "Os consumidores europeus não querem comprar e comer produtos que promovem a destruição da Amazônia, a maior floresta do mundo”.
No dia 6 de abril, o Greenpeace lançou o relatório “Comendo a Amazônia”, que mostra como a maior floresta tropical do planeta está sendo destruída para dar lugar à soja. Segundo o estudo, multinacionais de commodities agrícolas estão impulsionando o desmatamento ilegal e a invasão de terras na Amazônia – aumentando a violência contra as comunidades locais, a grilagem de terras e o trabalho escravo.