Coaripolis

quarta-feira, junho 21, 2006

Drogas em Coari
A notícia da prisão de um conselheiro tutelar com 3,8 quilos de pasta base em Coari, foi a causa de grande vendagem dos jornais A Crítica e Diário do Amazonas na única banca de revista da cidade. Pois é, por aqui contamos apenas com uma banca de revista; com a quantidade de escolas, cursos superiores e a economia do município era de se esperar um mercado recheado de livros e jornais. Puro engano.
Deixando esse detalhes de lado, se podemos tratar um tema da formação cultural de detalhes, melhor dizer, mudemos de assunto. A bola da vez de hoje é o tema das drogas. Nós estamos tão acostumados a convivermos com essa situação que só somos despertados para essa realidade quando ela aparece em grande quantidade ou quando a imprensa de fora anuncia ou ainda quando a polícia quer mostrar serviço.
Faz anos que o mundo das drogas movimenta uma grande quantidade de dinheiro na cidade do gás e do petróleo. Por falta de informações comprovadas não coloco aqui o que dizem pelos botecos, becos, alcovas, praças... deixo para os coarienses que por aqui passam outros comentários. As coisas são ditas em murmúrios.
E numa cidade onde parte da sua economia é do movimento desse tipo de produto, outras situações negativas se fazem presente e a mais forte delas é a prostituição. Diante dessa situação, resta o desafio dos pais de famílias de ajudarem os filhos adolescentes e jovens a construirem um boa educação para a vida.