Coaripolis

sábado, junho 10, 2006

Meio ambiente
A semana do meio ambiente foi bem falada e discurtida em várias escolas de Coari. Promoveram diversos tipos de atividades, concursos de poesia, redação, pintura entre outras ações que se pensa importante para tratar com os alunos sobre esse tema. E para terminar a semana escolar que foi tida como semana do meio ambiente, fizeram uma noitada festiva, com aprensetação de shows, danças e peças teatrais.
Como precisava ir em uma dessas escolas, acabei me aproximando um pouco desse dia escolar. O que dar para notar é que as crianças, os adolescentes e os jovens não estão aceitando o modo da cidade crescer sem levar em conta o cuidado com a natureza. Seus textos, poesias, músicas, apresentações, pinturas e obras em geral são críticos. Vêm com um certo sentimento de pena para o desgaste do nosso mundo aquático e de nossas florestas.
Apesar do olhar crítico e do sentimento de perda que a destruíção causada está gerando nas nossas crianças, adolescentes e jovens, eles não conseguem tomar atitudes que venham ao menos amenizar esta situação. Pequenas ações individuais ou ações coletivas e até mesmo ações geradoras de políticas públicas que fariam uma mudança no modo de pensar, agir e construir espaços onde a natureza é respeitada.
E quando as ações ficam só da porta da escola para dentro, nada acontece do lado de fora. Elas ficam formando atividades que empolgam, mas, não mudam nada. Esse tipo de atividades sem capacidades de gerar ações transformadores ao longo do caminho da vida desanimam. A pessoa por ver que nada muda, perde o encanto de lutar pela causa; poucos são os que continuam e na sua maoria das vezes de modo tímido.
Aqui em Coari, no Coração do Amazonas e da Amazônia, todo dia é dia de meio ambiente, por isso a luta não pode parar. E ela é nossa, é de todos!