Coaripolis

segunda-feira, julho 24, 2006

Coari... a cidade que copia, copia e copia
Desde a idade média o ato de copiar tem se multiplicado pelo mundo e graças a esse hábito a humanidade é possuidora de muitas obras de arte que dentro dos mosteiros eram copiados pelos monges copistas.
Copiar, plagear, imitar, piratear hoje são ações que inflingem a lei ou atitudes que mostram falta de criatividade e competência. Infelizmente o município de Coari nas suas festas onde a criatividade mostrava ou mostra suas raízes culturais, tem enveredado por esse caminho, o caminho de imitar e copiar o que tem acontecido por outros lugares e deixado o que era seu de lado.
No carnaval inaugurou seu centro cultural com uma arquitertura que varia entre a sapucaí do Rio de Janeiro; o sambódromo de Manaus e a arena dos bois de Parintins; nenhuma criatividade na construção, só copiação e o pior deixou o nosso carnaval, tradição de muitos anos, um carnaval de rua, um carnaval de blocos, para fazer uma cópia grosseira do carnaval da Bahia. O carnaval do trio elétrico.
Agora deixou de lado nossa festa junina, julhina, o festival folclórico para fazer a I festa da cultura, juntando o aniversário da cidade, danças folclóricas, atividades esportivas, escolha da miss cidade, entre outras atividades. Eu que estava em Manacapuru presenciei por lá uma a mesma coisa, Manacapuru comemorando seu aniversário, fazendo seu festival cultural; em Coari, nem o nome mudaram, que falta de criatividade. Será que tem alguém nessas secretaria que é de Manacapuru?
E o pior de tudo é a propaganda que estão fazendo dessa festa aqui em Manaus, são vários muitos os outdoors espalhados pela cidade divulgando a cidade.
O pessoal de Manacapuru deve está tirando o maior sarro de nós coarienses pela falta de originalidade!