Coaripolis

segunda-feira, agosto 28, 2006

Lembranças
Uma das lembranças que carrego comigo da mimha infância é a de correr com meus amigos atrás de santinhos despejados dos aviões que cortavam o céu coariense. Para a criançada, só vê um avião já era uma novidade extraordinária. Lembrando que na época em Coari não havia televisão. Era o 'melhor', o 'maior' aquele que conseguisse mais santinhos. Hoje essa lembrança me faz rir!
Jogar santinhos de avião naquele tempo era a forma que um candidato a qualquer cargo podia mostrar seu poder econômico. Nem todos podiam ter ou utilizar um brinquedinho dessa natureza. Aí, é claro, que como sempre, quem podia mais, geralmente levava a melhor.
Outra lembrança que me vêm desse tempo são a dos comícios. As pessoas participavam em massa, os homens na sua maioria. Para a criançada era outro momento de lazer, tínhamos que aproveitar as primeiras horas, criança não podia ficar muito tempo na rua depois que o sol desaparecia.
A Praça do Grupo Escola Presidente Kennedy era um dos locais prediletos dos candidatos. Naquele tempo a praça não era como é hoje, não havia quadra, nem a pracinha, nem rua e nem aquele monte de quiosques. Havia por ali três casas, onde uma delas era a so Sr. Manoelzinho que também era o dono da oficina mecânica em frente a sua casa.
O palanque em geral medindo 4X4, era de madeira; mais ou menos parecido com as barracas de arraial de hoje em dia, só que de pernas.
Os candidatos mais aplaudidos eram o que tinham "coragem" de denunciar os outros, principalmente dizer em alta voz e em bom tom: "Ladrão". Hoje, adjetivo que serve para elogiar principalmente os amigos do mesmo partido político.
Parece que muita coisa mudou!