Coaripolis

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Santa Luzia, Chuva... e o novo - velho Presidente da Câmara
Ontem a noite caia uma chuva fina, um vento, fazia frio, mas, em Coari o clima era quente. No bairro do Pêra celebrava-se a festa da padroeira do bairro, Santa Luzia. Antes das 16h00 o movimento de pessoas pela "ponte que nunca sai" era grande, era um indo e vindo. Estive lá para o momento religioso das festividades.
Apesar de ser um bairro da cidade, o Pêra ainda funciona quase em ritmo rural, trabalhadores ligados ao tipo de trabalho como roça, pesca, madeira. Também o modo de festejar a festa da padroeira entra nesse ritmo. O ponto alto do lado religioso é a derrubada do mastro; é um acontecimento que vêm de muitos anos atrás. É uma junção da religiosidade européia, misturada com a religiosidade indígena. Coisa típica da Amazônia.
O povo celebrou, rezou, pedindo a Santa Luzia intercessão junto a Deus para que o povo coariense aprenda a ver, tirar a venda da ignorância e reconheça seus valores, veja que toda riqueza do município não pertence a poucos, não é de pessoas de fora.
Do outro lado da "ponte que nunca sai", mais precisamente na Câmara municipal, os vereadores "cegos" ou melhor enxergando muito pouco, uma parte muito pequena de suas vidas - O BOLSO, votavam para escolher o novo Presidente da Câmara.
Votaram naquele que pagou mais, ofereceu mais. Um DINHEIRINHO a mais, não faz mal; desde que não seja o seu.
E assim Coari acordou, com um novo - velho presidente da Câmara, debaixo de uma leve chuva, talvez essa água que chove sejam lágrimas de Santa Luzia por esse povo que nunca aprende a votar, escolhendo sempre gente que não "olha", não "ver" os interesses do município, e sim, só os seus.
Quando será que iremos aprender a ver, enxergar?