Coaripolis

quarta-feira, junho 16, 2004

Coari - antiga Alvelos

Nas minhas leituras sobre a Amazônia um dos livros que mais gostei foi Viagem pelo Brasil, escrito pelos médicos J. B. von Spix e C. F. P. von Martius, alemães que viajaram pelo Brasil no século XVIII. O volume III trata da Amazônia.
Eles descreverem com encantamento o que viram. Repasso aqui dois trechos que falam de Coari.
"Alvelos, chamado Coari pelos índios, tinha sido uma das missões fundadas pelos carmelitas e abrigava prmitivamente selvícolas das tribos dos sorimões, jumás, jurís, pacés, uaiupís, irijús, purús e cataunixís. Os atuais habitantes, na recíproca mistura e convívio com os brancos, renunciaram à sua língua e a outras particularidades da tribo". (p. 252-253)
Dois dias antes da chegada desses pesquisadores em Coari tinha acontecido uma tragédia. Assim eles nos relatam, "Dois dias antes, um enorme jacaré, que vivia na vizinhança, e conhecido de todos desde muito tempo, havia virado a igara de um índio que regressava, e o devorava. Vindo ainda como a terrível fera e a sua geração brincavam com a cabeça do desgraçado, e toda a povoação estava tão aterrada diante do horrível espetáculo, que renunciamos ao projeto de percorrer de canoa as margens circundantes do lago".
(p. 253-254). Parece que as "feras" fazem estragos em Coari desde muito tempo !!!