Coaripolis

sexta-feira, junho 25, 2004

Frutos do natal III

Volto com esse tema, visto a importância do mesmo, pois precisamos aprendermos cuidar do que é de todos, pensar de modo particular, sentindo, questionando o geral. O princípio do cuidado é a maior prova de amor que podemos dar a quem amamos.
A questão é enquanto algumas pessoas, organizções e igrejas estão tentando fazer a sua parte no cuidado pela 'vida' na Amazônia, outras, além de ficarem contra quem está cuidando, só cuidam dos seus interesses particulares.
Chamo atenção de modo particular para a "Ilha do Geral II", onde há um esforço para cuidar dos quelônios da área, não estão encontrando o nosso apio. Por outro lado o governo investe mais nos empresários do que na população que mais precisa.

Amazonas já tem plano de ação para aprimorar a criação de quelônios
artigo do dia 16/06/2004 - http://www.ibama.gov.br/

Manaus - O Amazonas terá um plano de ação e metas a serem implementadas pelos órgãos ambientais, de pesquisa, de fomento e de extensão rural do Amazonas para tornar o estado não só o maior criador, mas também um centro de produção e exportação de quelônios (tartarugas e tracajás) na Amazônia Ocidental.
A tartaruga e o tracajá são as espécies mais procuradas para criação comercial. O estado do Amazonas é o maior produtor de quelônios do país, com 69 criadores registrados e cerca de 400.000 animais em cativeiro. Hoje, o estado possui também um grande volume de pesquisas e informações sobre as tecnologias apropriadas de criação e manejo geradas pelo projeto "Diagnóstico da Criação de Animais Silvestres no Amazonas" do Ibama /Universidade Federal do Amazonas/PTU-CNPq.
Reunidos no início de junho na Universidade Federal do Amazonas, no " I Seminário de Criação e Manejo de Quelônios na Amazônia Ocidental", cerca de 228 representantes do setor discutiram os entraves para o avanço da atividade na região. O evento também serviu para divulgar para produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes de graduação e público em geral, os resultados das pesquisas com quelônios e sua aplicabilidade. Durante o evento o Ibama-AM e a UFAM fizeram o lançamento do livro "Manual de Criação e manejo de quelônios no Amazonas".Reunidos no início de junho na Universidade Federal do Amazonas, no " I Seminário de Criação e Manejo de Quelônios na Amazônia Ocidental", cerca de 228 representantes do setor discutiram os entraves para o avanço da atividade na região. O evento também serviu para divulgar para produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes de graduação e público em geral, os resultados das pesquisas com quelônios e sua aplicabilidade. Durante o evento o Ibama-AM e a UFAM fizeram o lançamento do livro "Manual de Criação e manejo de quelônios no Amazonas".

Quer dar uma força no projeto de proteção de quelônio da "Ilha do Geral", entre em contato, amorimbreves@ig.com.br