Coaripolis

terça-feira, agosto 31, 2004

O barco da dignidade dá a partida

Como parte das compensações ambientais, o Governo do Estado do Amazonas, em parceria com a Petrobras, está levando o desenvolvimento sustentável às comunidades e sedes municipais na área de influência do Gasoduto Coari-Manaus.
O programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus está dividido em três frentes de atuação: promoção da cidadania, geração de renda e conservação do meio ambiente.
Este programa atenderá mais de 100 comunidades na área de influência da obra, num raio de 5 km do duto. Em sua primeira ação, na comunidade de Paricatuba, no município de Iranduba, o Programa já obteve resultados expressivos, onde colocou em prática seu modelo de gestão, com mais de 2.700 atendimentos e mais de R$ 60 mil em benefícios previdenciários anuais. Além disso, serão investidos mais de R$ 90 mil em projetos sociais, ambientais e de geração de renda para a comunidade.
E assim vai ser em todos os 8 municípios por onde o barco passar. Representantes de 24 órgãos públicos, estaduais e federais, prestarão serviços fundamentais, como atendimentos previdenciário, emissão de certidões de nascimento, de carteiras de identidade e de trabalho, CPF, além de realizar planejamento participativo com as comunidades para investimentos em desenvolvimento comunitário sustentável.
O texto acima foi transcrito do Jornal Acritica. Para começo de conversa, temos uma página do jornal só para essa informação, a página tem também a foto do Barco da Dignidade e algumas fotos, como por exemplo a do Governador Eduardo Braga com o Presidente Lula.. Alguém sabe quanto custa uma página de publicidade de jornal?
O que não está escrito é que temos 42 milhões de reais para serem investidos em projetos que diminuem os impactos sociais e ambientais até o fim da construção do gasoduto. Duas questões podemos pensar, a primeira, é quem vai gastar e como gastar esse dinheiro; a segunda é como poderíamos participar, isto é, como envolver de fato quem precisa. As qeustões estão colocadas, PARTICIPEMOS!