Coaripolis

sábado, dezembro 04, 2004

Desmatamento

Os números do desmatamento da Amazônia no período agosto 2003-agosto 2004 divulgados pelo governo federal - entre 23.100 e 24.400 km2 - confirmam que é urgente que Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento (1) entre em operação imediatamente, o que lamentavelmente ainda não ocorreu. (leia mais...)
A exploração da Amazônia foi massivamente impulsionada desde 1964 pela ditadura militar brasileira. Após a abertura política do país e a reinstauração da democracia, a política de desenvolvimento em relação à Amazônia não sofreu, entretanto, nenhuma mudança fundamental.
O desmatamento das florestas tropicais é considerado mundialmente hoje em cia como catástrofe ambiental, devido à aniquilação da biodiversidade e sua contribuição para o efeito estufa.
Toda essa fome já consumiu 16,3% da Amazônia, área equivalente aos territórios da França e de Portugal. Quem vai a Coari pode constatar esse desmatamento num crescimento sem nenhum planejamento ecológico, veja o Bairro do Pêra e os arredores por trás do aeroporto...
“É engraçado. Quem rouba um pãozinho na padaria vai preso. Nada acontece a quem destrói milhares de hectare de solo. O solo é a maior riqueza de um país”. (Carlos Miller)