Coaripolis

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Coari na Folha de São Paulo

Onde moro de vez enquanto aparece um brasileiro vindo do Brasil. Alguns sempre trazem revistas e jornais da Pátria Mãe, fazendo a alegria de todos. Hoje esse milagre se deu. Entusiasmado, procurei o caderno de esportes, ávido pela notícia do “peixe”, time do coração e campeão do Brasileirão. Virando as páginas do Jornal “Folha de São Paulo” de ontem (domingo 16.01.2005), encontrei uma reportagem dos municípios brasileiros que recebem dinheiro dos royalties do petróleo. E lá estava Coari.
Aqui vai na íntegra:
Royalties não garantem êxito
Exemplos de cidades que usam o dinheiro vindo dos royalties do petróleo para investir no esporte não faltam. Mas não são só casos positivos que existem no país.
Coari, a 370 Km de Manaus, sétima cidade no ranking das que mais dividendos recebem, no ano passado foram mais de R$ 37,5 milhões, mantinha seu time local, o Grêmio de Coari, graças ao dinheiro do petróleo.
Desde agosto, porém, o clube da cidade não recebe nenhum centavo dos cofres da prefeitura. “Estamos sobrevivendo graças ao apoio de empresários e à ajuda da Secretária de Esportes do Estado, que doou R$ 250 mil para a disputarmos a Série C”, explica Cláudio Silva, diretor do Grêmio.
Além de disputar a terceira divisão do Nacional e ser vice-campeão do Estadual em 2004, a equipe ainda assegurou vaga na Copa do Brasil deste ano. “Infelizmente a ajuda ao nosso time não está prevista no Orçamento da prefeitura para 2005”, completa Silva.
Para manter o bom desempenho, o time presidido por Osias Josino da Costa agora terá que correr atrás de patrocínios.
Fonte: Folha de São Paulo, 16/01/05. Versão impressa.