Coaripolis

terça-feira, abril 19, 2005

Hoje o Brasil comemora o dia do índio. Deveria ser um dia de luto no país ou um dia para pedir perdão pelas barbaridades cometidas no passado e no presente contras centenas de povos que habitaram e habitam a terra de Santa Cruz, Brasil.
Segundo os relatos dos navegantes dos séuclos XVI, XVII e XVIII, Coari era a Província de Machiparo, terra muito povoada e de um povo trabalhador, faziam cerâmicas tão bem feitas que nem na Europa se fazia tão bem assim, isto no conta Carvajal, escrivão de Orellana. Em seus relatos Carvajal descreve a Província de Machiparo como gente alegre e que viviam num mundo de fartura de peixes.
Os navegantes que por Coari passaram no século XIX relatam que aquelas terras era de um grande vazio de pessoas. Para onde terá ido os índios que habitavam nas terras da antiga Coari, na Província de Machiparo?
Atualmente os índios batalham contra o preconceito e pelos seus direitos. A maioria de nós que somos seus descendentes queremos abafar o nosso lado indígena, pensando que assim somos pessoas civilizada. Mas, os novos guerreiros continuam lutando, as organizações indígenas vão se fortificando. Mesmo quando a Funai dá “presente de grego” para indígenas do Amazonas.
Preparemos os tambores, o urucu, o genipapo, o caxiri e o maracá, a festa vai começar!