Coaripolis

segunda-feira, abril 25, 2005

Muito me impressionei com a notícia da abertura do IX Festival Amazonas de ópera e a multidão que compareceu para essa que é a segunda maior festa da arte amazônica, ficando atrás somente no Festival Folclórico de Parintis, que por sinal também participou, marcando presença na festa da beleza.
Um dos nossos atrasos sem sombra de dúvida é no quesito arte, não temos investimento nenhum, estamos praticamente a zero. O Festival Amazonas de ópera tem ajudado o manaura a compreender como a arte mexe com o que temos de mais profundo que é a sede de beleza. A vida deseja, tem sede e fome de arte.
Ver um testemunho desse: "Eu não entendo o que eles cantam, o que importa é que tudo está lindo, eles conseguem cantar de maneira tão bela que não quero saber se estão contando a morte de alguém ou não", disse a dona de casa Maria do Carmo, que foi a abertura do festival na companhia de seus dois filhos e quatro netos, todos do bairro de Santa Etelvina, zona Norte. É acreditar que alguma coisa pode mudar.
Uma das secretaria que deveria ter um orçamento caprichado deveria ser a secretaria de cultura, além de um secretario ou secreteria que tivesse um bom nível cultural. Já estivemos melhor, o Brasil tem andado, engatinhado. O Amazonas com o atual secretário está fazendo bem para Manaus, o interior é como sempre meio abandonado, apesar de algumas iniciativas como esta: Projeto SescLer leva exposição de arte e poesia pelo Amazonas. Em Coari... não falo, quem sabe alguém poderia dizer alguma coisa. Aqui deixo claro: ter dinheiro não significa ter cultura, somos um município rico, mas, tão atrasado a nível cultural. Para começar não temos biblioteca... e assim vai!!!