Coaripolis

quarta-feira, abril 06, 2005

Torturas
Em todos as sociedades e períodos da humanidade a tortura sempre se fez presente. A filosofia iluminista acreditou infantilmente que a razão cessaria este tipo de violência. Os tempos modernos vivem entre o paradigma do pensamento técnico e uma ilusão romântica da classe média que não sabe o que fazer com a violência, tentando assegurar seus previlégios acaba respondendo com mais violência em formas e modos, inclusive a tortura.
Os amazônidas sempre viveram sobre tortura. Primeiro foram nossos índios, às vezes lendo as crônicas da época a impressão que se tem, é que vai escorrer sangue. Depois foram os nordestinos quando vieram trabalhar nos seringais perdidos no confins da floresta. Aconselho a leitura dos romances: A Selva, de Ferreira Castro e Beiradão, de Álvaro Maia, e ainda o filme Amazônia em Chamas, que conta a história de Chico mendes. Estas obras narram a violência sofrida pelos seringueiros.
São tantos os Soldados da Borracha que ainda resistem ao tempo e são testemunhos de um tempo, onde os coronéis diziam, caboclo, traz a costa, e sem piedade tiravam uma ou duas tiras de couro dependendo do tipo de rebeldia que tinha feito o seu dependente. Depois pediam dos seus capangas, água com sal que derramavam nas costas do homem torturado.
As vozes que ouço de Coari é que os líderes da "ocupação", são torturados a cada dia. Lições de cidadadia para aprenderem a respeitarem as autoridades. Obedecer é a ordem. Palmatórias, cacetetes e água. Espero que não seja com sal!