Coaripolis

segunda-feira, abril 04, 2005

Por praticamente dez mil anos os indígenas souberam viver na Amazônia sem destruir, e eram milhões. Bastaram 500 anos para nós que dizemos "civilizados" dar sumiço em milhares de espécies de animais, plantas, bacterias e assim por diante.
Temos que aprender a conviver com a Amazônia, e isso equivale a reinventarmos muitas coisas dentro de nós. Mudarmos conceitos, modos de pensar e agir. E isso só acontecerá quando quisermos aprender de quem sabe de Amazônia, os índios e os caboclos. Para dizer com mais clareza, quando assumirmos o que somos.
E tudo começa com a educação. Nossa educação só ensina que as coisas de fora é que são boas. Despreza o que é nosso e valoriza o que é de fora. É preconceito que não acaba mais. Temos o dever de aprender de nós mesmo ou caminharemos cada vez mais para a destruição.
Estamos numa das regiões mais ricas do mundo ou quem sabe a mais rica, mas, infelizmente somos tão pobres. O pior de tudo é que não sabendo utilizar nossas riquezas, além de destruirmos, estamos perdendo para outras pessoas. E gente de fora. Para nós só sobram as migalhas caídas das suas mesas.