Coaripolis

quinta-feira, julho 07, 2005

Pobre município rico

A Revista olhos da Amazônia publicou uma reportagem com o Governador Eduardo Braga, cujo o título diz tudo: "COARI, UMA CIDADE COM O PROGRESSO A TODO ‘GÁS’". A Revista deixa claro os interesses do Governador no município.
Ele está de olho é na botique dela... parafraseando esse verso dessa antiga e popular melodia brasileira, podemos cantar do seguinte modo: "ele (Eduardo Braga) está de olho é no dinheiro que a Petrobras repassa pra o município de Coari". E do seu vice, é claro. Parece que a melodia foi feita para ele.
Porque será que Eduardo Braga não tem o mesmo interesse por Parintins, Tefé, Itacoatiara; cidades que tem praticamente o mesmo número de eleleitores? Deixo para você responder essa pergunta!
A cidade mais rica do interior do Estado do Amazonas”, foi como o governador do Amazonas Eduardo Braga, definiu a cidade de Coari, segundo a revista. O que espanta, é que Coari, mesmo sendo a cidade mais rica do interior do Estado do Amazonas, foi qualificada como uma das últimas cidades em Índice de Desenvolvimento Humano.
Isso mostra que não é a quantidade de dinheiro que uma cidade tem que define a qualidade de vida dos seus moradores, mas sim como o dinheiro é aplicado, onde e em quem.
O fato da cidade ser a cidade mais rica do interior do Estado do Amazonas, como define o Governador, não quer dizer que seus moradores vivem melhor que os moradores das outras cidades do Estado; muito pelo contrário, a pobreza cresce cada dia mais em Coari. A maioria das pessoas continuam pobres e cada vez mais pobre, enquanto uma minoria fica cada dia mais rica.