Coaripolis

quarta-feira, agosto 24, 2005

9º Festiva de Ciranda de Manacapuru começa nesta sexta-feira
O 9º Festival de Ciranda de Manacapuru (a 84 quilômetros em linha reta de Manaus) começa na próxima sexta-feira (26), e, segundo os organizadores do evento, este ano o festival será disputados em três noites. Em 2004, as três cirandas Flor Matizada, Tradicional e Guerreiros Mura apresentaram-se em duas noites.
A primeira a apresentar-se na sexta-feira será a Ciranda Tradicional, representante do bairro da Terra Preta. Com o tema ‘Manacapuru aquarela de sonhos e alegria’, contará a trajetória dos 20 anos da Ciranda Tradicional, desde quando a agremiação começou, das fantasias simples de xitas para a modernização dos dias atuais.
No sábado (27), será a vez da Ciranda Flor Matizada, que representa o centro da cidade. Com o tema ‘Ciranda Brasil 25 anos de folclore’, ela contará os 25 anos da agremiação, traçando toda a trajetória da dança de ciranda, compreendendo desde sua origem, passando por Portugal, litoral pernambucano, Tefé, Manaus e, finalmente, sua chegada a Manacapuru nos anos 80.
No dia 28, Guerreiros Mura, campeã do ano passado, encerra o 9º Festival de Ciranda, representando o bairro da Liberdade. Com o tema ‘Amazônia história e lendas de um povo guerreiro’, a Guerreiros Mura contará sobre o ciclo da borracha, lendas da cobra grande, boto cor de rosa e os símbolos da ciranda como o ‘Carão’ e o ‘Cupido’.