Coaripolis

segunda-feira, setembro 19, 2005

Incêndio criminoso em terra indígena
Aproximadamente 150 homens armados e encapuzados invadiram a terra indígena Raposa Serra do Sol, no Estado do Roraima, e atearam fogo no Centro de Formação e Cultura (antiga Missão Surumu) local. Além dos prejuízos materiais, várias pessoas foram agredidas, entre elas um homem doente.
Segundo informações do Conselho Indígena de Roraima, os invasores estavam armados com revólveres, espingardas, facões e pedaços de pau. Durante o ataque, ocorrido na madruga do ultimo sábado, 17 de setembro, foram depredados: a igreja, o hospital, dormitórios, refeitório masculino e feminino, banheiros, biblioteca, sala e quartos dos professores.
Pelo menos quatro pessoas teriam sido agredidas verbalmente e fisicamente. Os invasores, segundo relatos, interceptaram um veículo que estava sendo utilizado para remoção de um paciente da unidade de saúde da terra indígena. Dois funcionários tiveram armas apontadas para suas cabeças e sofreram humilhações verbais. O carro foi depredado. E o paciente, um índio, foi agredido fisicamente e teve que ser transferido de avião para um hospital.
Em 2004, a antiga Missão Surumu, foi invadida e depredada durante uma ação comandada por grupos ligados ao prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, maior produtor de arroz da região. Existem suspeitas de que o mesmo grupo seja responsável por essa nova invasão da semana passada.
O ataque ao Centro de Formação e Cultura ocorreu poucos dias antes do início da festa de comemoração pela homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol. A Polícia Federal está investigando o caso.