Coaripolis

sexta-feira, novembro 18, 2005

Inpa promove ‘1ª Jornada de Plantas Medicinais’
A ‘1ª Jornada de Plantas Medicinais’, promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia começou nesta quarta-feira (16). O evento acontece no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)) e vai até sábado.
Estarão reunidos pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, empresários e demais interessados na temática. O objetivo é discutir perspectivas para o futuro do Estado do Amazonas no contexto de pesquisas, desenvolvimento e inovação nas áreas relacionadas a plantas medicinais.
Interesse no Assunto
Segundo o pesquisador Adrian Pohlit, da Coordenação de Pesquisas em Produtos Naturais (CPPN) e um dos coordenadores do evento, no Brasil - nas áreas de química de produtos naturais, fitotecnia, botânica, ecologia, manejo florestal e farmacologia - o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado voltados para as plantas medicinais amazônicas vêm aumentando a cada ano, nos institutos de ensino e pesquisa na Amazônia, principalmente no Estado do Amazonas.
Conhecimentos compartilhados
O pesquisador disse que as pesquisas com plantas medicinais freqüentemente são apresentadas em eventos restritos, promovidos por cada área do conhecimento. No caso da jornada, visa reunir pesquisadores das diversas áreas com a finalidade de compartilhar suas pesquisas com um grupo maior de pessoas, permitindo, assim, um intercâmbio de profissionais. O evento também está sendo organizado pela Fundação Centro de Análise, pela Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), pela Ufam e pela CPAA/Embrapa Amazônia Ocidental.