Coaripolis

sábado, novembro 12, 2005

Petrobras deve licitar jazidas de silvinita em 2006
A Petrobras vai licitar as jazidas de silvinita da localidade de Fazendinha na cidade de Nova Olinda do Norte, a 138 quilômetros de Manaus. A minuta da licitação será apresentada à diretoria da estatal em dezembro e o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, estará presente na hora de “bater o martelo” sobre o modelo de exploração da mais importante fonte de Potássio (mineral base para a fabricação de fertilizantes) do País.
“As plantas da reserva de Fazendinha apontam para a viabilidade comercial e o ministro definiu como prioridade o desenvolvimento deste novo pólo regional mineral do Amazonas.
Em dezembro, a diretoria executiva da Petrobras vai se reunir para definir o modelo do edital, se ele será nacional ou aberto à comunidade internacional”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia, Cláudio Scliar.
Ele destacou também que depois da publicação do edital, que deve acontecer no começo de 2006, e a escolha da empresa vencedora, serão criados entre cinco a oito mil empregos nos primeiros cinco anos da implantação da planta mineral. As reservas de silvinita em Nova Olinda do Norte são da ordem de 699 milhões de toneladas, sendo que destas, cerca de 170 milhões de toneladas são de K20 (Óxido de Potássio) e o restante é de salgema (sal de cozinha) e outros minerais. Anualmente, o Brasil importa US$ 1,1 bilhão de Potássio (o Canadá é o maior produtor mundial). O consumo nacional é de 3,7 milhões/ano, mas a produção interna é de apenas 10% deste total.