Coaripolis

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Ataques de jacaré assustam população do interior
As comunidades dos municípios de Humaitá, Apuí e Manicoré estão assustadas com os ataques de jacarés a pescadores e ribeirinhos registrados no ano passado. Pelo menos 15 pessoas foram vitimadas em 2005 nas três cidades, segundo dados das secretarias municipais dos três municípios. Três casos foram fatais.
A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) não soube informar a quantidade de ataques ocorridas nos 63 municípios em 2005. Por outro lado, o jornal Amazonas em Tempo entrou em contato com o departamento municipal dos municípios, quando informada dos ataques em 2005.
Os sobreviventes não sabem informar a espécie do animal, mas especula-se que seja o jacaré Açu. A suposição acontece devido ao cumprimento do animal relatado pelas vítimas, que ultrapassa os 3 metros.
Ataques
A Secretaria de Saúde de Humaitá informou que o ataque se intensificou com a chegada da vazante, onde as águas dos lagos e igarapés baixaram, levando os répteis para próximo do convívio humano. Lá, foram registrados 6 casos. Uma criança de 10 anos foi encontrada mutilada na zona rural, no mês de setembro.
Em Manicoré, a assessoria da prefeitura afirmou que foram registrados 5 casos. Todos ocorridos na época da vazante. O horário, de maior incidência dos ataques aconteciam de 19h às 21. As principais vítimas ainda são as crianças e os idosos. Dois pescadores com idade entre 65 e 70 anos foram encontrados mortos por jacarés.
De acordo com o Departamento de Saúde de Apuí, os ataques de jacaré à população não foram graves. Entretanto, estima-se que pelo menos quatro pessoas foram atacadas. Por outro lado, a população ribeirinha reclama constantemente das tentativas de ataque.