Coaripolis

sexta-feira, março 03, 2006

Governo aprova projeto de lei que permite exploração de florestas por empresas privadas - "Os novos conquistadores da Amazônia"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem o projeto de lei que permite a exploração das florestas públicas por empresas privadas vencedoras de licitação. As concessões não significam posse das terras, que permanecerão sob responsabilidade da União, Estados e municípios. Os concessionários das florestas terão direito à exploração de produtos e serviços por prazos de até 40 anos. " Nossa maior riqueza nacional, a Amazônia, será a mais beneficiada. Essa lei vai permitir que as florestas públicas continuem florestas e que permaneçam públicas " , diz o presidente Lula. Saiba mais.
Essa será uma das piores coisas para a Amazônia, já estamos cansados desse jogos de sempre entregar a Amazônia para o capital internacional. Empresas privadas querem a Amazônia para plantar soja e criar gado. A impressão que fica é que essa é uma manobra politiqueira, o capital do agro-negócio ganha enquanto financia campanhas eleitorais, inclusive a reeleição do presidente.
Como afirma a Ministra Marina nesta matéria que o setor florestal brasileiro representa 4% do PIB nacional. Quando todos esperavam uma proposta séria de reforma agrária pelo PT, ele vai entregando o país ao Capital Internacional, representados por grandes grupos. O pequeno agricultor da Amazônia vai continuar cada vez mais pobre.