Coaripolis

quarta-feira, abril 19, 2006

A Amazônia é do Brasil
UNE lança campanha em defesa da Amazônia durante o 11º Coneb. O lançamento contou com a presença do professor Aziz Ab´Saber
A Amazônia é do Brasil! Para alguns a afirmação pode parecer sem sentido, mas não é. A necessidade de desenvolver uma campanha em defesa da Amazônia brasileira ganha a cada dia mais relevância, devido à ação das Organizações Não Governamentais – Ong´s e Institutos de Pesquisa internacionais que vêm ao território brasileiro vasculhar a biodiversidade da floresta para transformá-la em propriedade privada das grandes corporações farmacêuticas, químicas, alimentícias.
Exagero? De jeito nenhum. Recentemente uma grande empresa japonesa entrou com o pedido de patente para um fruto genuinamente brasileiro – o Cupuaçu. O que aconteceria caso a patente fosse cedida? Teríamos que pagar os direitos aos japoneses para utilizar um fruto da nossa terra – um abusurdo!
A Amazônia é uma região estratégica, tanto pela sua biodiversidade, quanto pelas reservas minerais e aqüíferas e desperta a cobiça e o interesse das nações imperialistas, particularmente os Estados Unidos.
Vendo a urgência de realizar uma campanha para denunciar a ação dessas corporações no solo brasileiro que a UNE lançou, durante o 11º Coneb da entidade, a campanha A Amazônia do Brasil. O lançamento contou com a presença do professor da USP, o geógrafo Aziz Ab´Saber, um dos mais renomados estudiosos sobre a região Amazônica.
A campanha da UNE irá recolher informações sobre a ação ilegal na região, desenvolverá debates nas universidades, e fará uma Caravana Cultural nos 9 estados brasileiros que fazem parte da Amazônia Legal.
Se ligue! A Amazônia é do Brasil! Participe da Campanha, organiza no seu curso um debate, vamos construir um grande movimento nacional para defender a nossa biodiversidade.