Coaripolis

sexta-feira, maio 05, 2006

Conflito de Terra em Coari
Hoje estive presente numa área de terra que está em conflito. Para começo de conversa, as coisas são difíceis de serem entendidas. Coloco aqui as coisas que colhi ouvindo os que estavam lá, tentando fazer pressão para que ande as coisas de forma organizada, lutando pela melhoria, de ter casa, um teto para morar.
Várias pessoas compraram a terra de um senhor que tinha o título definitivo, algumas conseguiram obter o documento da terra, outras não. Outras conseguiram construir seus barracos, mas, a maioria não. Logo em seguida este pedaço de terra foi desapropriado pela adminstração municipal. Pronto, a confusão está formada.
Quem mora lá já foi avisado que vai ter o despejo, quem comprou terreno não pode fazer sua casa.
Para tentar resolver a situação foi formada uma associação entre os que compraram terrenos e os que já tem casa lá. Esta associação resolveu fazer um gesto de pressão para ver se as coisas se adiantam. E lá neste gesto estava hoje.
Foram poucas as pessoas que compareceram, mas já do lado da segurança municipal, desde ontem montam guarda na área. Havia praticamente toda a guarda municipal. Delegado, delegado, delegado, capitão norte; esses falavam alto, exibiam armas; parece estar lá muito mais para fazer pressão psicológica do que manter a ordem, fazer a paz.



A Coragosa

Depois de um tempo que as coisas não andaram nem para frente, nem para trás; se levantou uma senhora que mora na área e desabafou, deizendo que lá falta tudo: água, luz e asfalto, enfim, qualidade de vida... e que já não aguentam!


Obs.: as fotos estão no álgum do flickr, infelizmente não consegui subir por aqui as fotos de lá, vá pelo link ao lado.