Coaripolis

segunda-feira, maio 15, 2006

Quarenta trabalhadores rurais em situação análoga à de escravo são libertados no Pará
A Delegacia Regional do Trabalho do Pará (DRT-PA) libertou esta semana 40 trabalhadores em situação análoga à de escravo. Todos estavam na Fazenda Mundo Verde, localizada a 92 quilômetros do município de Tomé Açu, sudeste do estado. A maioria era do Maranhão e do Piauí.
De acordo com o coordenador da operação e auditor fiscal do trabalho, Raimundo Barbosa, os trabalhadores tinham dívidas no armazém local e viviam em condições desumanas, alojados em barracas de lona e com pouco alimento. Eles não recebiam salários há quatro meses.
A equipe apreendeu no local seis rifles, calibre 22, e um revólver, calibre 38. Osmali Pantoja dos Santos, Lourival Almeida e José Raimundo dos Santos, funcionários da fazenda, foram presos por porte ilegal de armas. Segundo Barbosa, o proprietário da fazenda, Armando Pereira de Carvalho dos Santos, também é dono de frigoríficos nos municípios paraenses de Castanhal e Marabá.
Os trabalhadores foram encaminhados para o Fórum de Tomé Açu, onde aguardam o pagamento da indenização e encaminhamento para suas cidades de origem. O proprietário da fazenda terá que arcar com, aproximadamente, R$ 140 mil em indenizações.
A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).