Coaripolis

segunda-feira, maio 29, 2006

Órfãos do tráfico
O narcotráfico no Amazonas fez surgir uma legião de jovens marcados pela dor. Eles são os "órfãos do tráfico", crianças e adolescentes que perderam o vínculo familiar depois que os pais e parentes com quem viviam foram presos ou mortos pelo envolvimento com as drogas.
As histórias de vida da maioria dos "órfãos do tráfico" se repetem. Quase sempre, seus pais pertencem às camadas mais pobres da sociedade e moram em bairros da periferia. Levados ao tráfico, eles acabam presos ou assassinados, deixando os filhos sem qualquer amparo. Quando as crianças não têm parentes com quem ficar, são encaminhadas pelos conselhos tutelares a um dos sete abrigos para menores de idade da cidade para adoção. Leia mais.
Em Coari...
O narcotráfico invadiu o interior. Por vários dias os jornais do Estado estamparam em letras garrafais notícias de que foram queimados milhares de pés de maconha no interior do Município de Maués. E esta realidade não está ligada só a este município.
Coari também sofre desse desafio do atual momento que vivemos. A delegacia e o presídio da cidade se encontram cheios de jovens envolvidos com o narcotráfico. Quase todos eles são pais de famílias e seus filhos vivem o mesmo drama das crianças e adolescentes da capital.
Como crescerão essas pessoas, revoltados pelo modo em que se encontram seu pai ou mãe ou os dois? Será difícil não ser violento, revoltado!