Coaripolis

quarta-feira, junho 21, 2006

Educação Superior em Coari
O domingo e a segunda foram marcados pelo vestibular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A grande novidade para esses cursos é que eles funcionarão em tempo integral por aqui, isto é, os professores ficarão aqui ou ao menos terão que ficar na cidade perídos completos. Já é uma grande mudança em se tratando de cursos superiores pelo interior dessa imensa terra líquida.
Nessa segunda foi dada a largada para as inscrições do vestibular da Universidade Estadual (UEA) e para inscrições para quem quer concorrer uma vaga de professor no Cefet-Am - extensão - Coari, que trará para o município cursos técnicos e no futuro cursos superiores, também na área técnica.
Poderíamos abrir um discussão sobre a Educação Superior no Brasil que anda com as pernas quebradas. Essas novas modalidades de Cursos Superiores permanentes vai ajudar os coarienses a se capacitarem. Claro, a capacidade virá se os corpo técnico e docente conseguir fazer o povo daqui comprender que para se capacitar não basta só frequentar uma universidade é preciso estudar, estudar e estudar.
P. S. Voltando ao Coarivest que tanta polêmica gerou, com certeza o programa ou projeto sofreu muito na sua execução e não deixa de modo algum de ter os vícios das ações da esfera política partidária que favorece a quem tem a máquina do poder na mão. Tudo é feito em função de si e do seu grupo.
O Velho lobo da internet Archipo postou lá no seu Diário todos os pontos fracos do Coarivest e também idéias que poderiam, se acolhidas, ajudar a sanear os vários problemas apresentados; sempre indicando caminhos para uma "nova Coari".