Coaripolis

domingo, junho 11, 2006

No arraiá da cidade de Manaus
"Junho talvez seja o mês que mais Manaus se transforma, as festas juninas literalmente invandem a cidade. Elas estão nos bairros escolas e agermiações, as mais diversas possíveis. É um dos símbolos mais visíveis do que resta da cultura amazônia. Talvez o mais forte e que dificílmente desaparecerá"
Não tem sanfoneiro que durma nesse mês de junho. Se depender das festanças inspiradas no clima de roça que estão agendadas em Manaus, será assim: sanfona chorando dia e noite, em ritmo de forró. A tradição das festas juninas, escassas nas grandes cidades, ainda resiste na capital amazonense.
E nem precisa ser festa grande, basta ter milho verde, trio de forrozeiros e quadrilha para animar o público. Na paróquia Menino Jesus o arrasta pé começa hoje, com fogueira, comidas típicas - munguzá, bolo podre, canjica estão no menu - , danças, quadrilha junina e o tradicional bingo.
E no Dia de Santo Antônio, próxima terça-feira, a rua General Glicério, no bairro Cachoeirinha, se enche de bandeirinhas, comidinhas e atrações musicais animam o arraial organizado pro Nelson e Dirce Nunes. Basta chegar e se enturmar.
Fogueira e baião
O Parque Dez promete ser uma atração à parte este mês. De 16 a 25, o bairro sedia o 26º Festival Folclórico do Parque 10. Tudo isso reunido num grande arraial que será montado no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, com portões abertos ao público em geral.
Para adultos
No dia 17, é a vez de festa para quem não cansa de um arrasta-pé. O arraial será no Balneário da Cia. e vai ter dois ambientes e mais de 11 atrações musicais, totalizando 22 horas de música ao vivo (ufa!).
No primeiro ambiente sobem ao palco, com o forró nordestino no repertório, as bandas Xiado da Xinela, Meu Xodó, Rabo de Vaca, Cia. do Forró, Jucinha Kero Kero e Forró Gingado. Tudo isso com direito a quadrilha improvisada.
E no ambiente dois, muito swing com pagode e funk. Pode se preparar para dançar os hits de MC Leozinho, como "Se ela dança, eu danço". Quem comando as pick ups é o Dj Fernando Bam Bam Bam, do Big Mix do Rio de Janeiro. Além dele, se apresentam os grupos de pagode Peccado, Frenesi, Loka Tentação e Embala Samba. E no dia 30, tem festa junina na Fundação Alfredo da Matta. Terá forró, é claro!