Coaripolis

quarta-feira, julho 19, 2006

Os novos Colonizadores
Expedição Orellana conhece Inpa
Jovens expedicionários que refazem o trajeto de Francisco Orellana visitaram ontem, em Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um pouco da história da região registrada e resguardada em setores do instituto.
Os expedicionários são da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Os 45 visitantes, oriundos dos nove Países que compõem a Amazônia, conheceram o Herbário, a biblioteca do Inpa, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos, o Bosque da Ciência e a Xiloteca (acervo de Madeiras).
A visita faz parte de um projeto denominado "Conhecendo a Amazônia - A OTCA e a Juventude - Caminhos de Orellana". Nele, jovens estudantes percorrerão a rota da expedição comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, no século XVI (1541 e 1542).
As viagens tiveram início no dia 24 de junho desse ano e já percorreram quatro Países: Equador, Peru, Colômbia e Brasil. A trajetória de Orellana é relembrada por meio de percursos feitos por terra, rios e pelo ar. No próximo dia 27, a aventura se encerrará, em Brasília.
Fonte: A Crítica