A morte do CoariVest
O CoariVest nasceu com tudo para dar certo. Tinha dinheiro, espaço, professores, tudo o que um pré-vestibular precisava para viver. Eu mesmo aqui nesse espaço fiz um vasto elogio ao projeto que nascia com todo vigor. Mais ao contrário do que se previa de ser um grande sucesso, foi um verdadeiro fracasso.
Apesar de ter tudo para dar certo, quem gestou e administra o CoariVest parece que não cuidou como devia cuidar da logística e da motivação dos alunos para que eles pudessem compreender os estudos além da preparação para um vestibular, mas, sim para a construção de um mundo de conhecimentos que eles só tinham a ganhar.
Falta de aviso não foi, o velho lobo do mar internético Archipo no seu diário, escreveu um excelente post, que por sinal foi "obrigado" a tirar, onde dizia todas as falhas e dava sugestões para as coisas andarem da melhor forma possível. Por falta de humildade de quem organiza, não foi aceito, infelizmente. Agora, não venham cobrar sugestões de ninguém, é aceitar os erros.
Quando as aulas começaram as salas eram lotadas com mais de cem alunos cada uma; hoje as salas não passam de dez ou quinze alunos, mostrando um fracasso quase total. Os alunos na sua maioria jovens, estavam acreditando que através dos estudos começava a aparecer uma porta para um futuro novo, uma esperança no fim do túnel da possibilidade da realização de seus sonhos.
Sonhos e esperanças roubadas, como tudo que os pobres tentam na vida.
São vários os fatores que foram sufocando o CoariVest até seu afogamento e seu final decepcionador. Claro que as falhas acontecidas podem servir para acertos futuros. Esses erros também podem servir para uma uma avaliação da educação coariense, se bem aproveitados poderão ajudar para compreender porque o jovem pensa que pode passar em concursos e vestibulares sem dar duro nos estudos.
Por outro lado os jovens estão vendo que quem está de bem com a grana coariense, não são os filhos de Coari que estudam. Os coarienses que estudam (ou estudaram) e ganham dinheiro como fruto de seus estudos não moram em Coari.
Os jovens estão vendo que nenhum filho de Coari ocupa na atual administração algum cargo de relevância dentro da atual administração. Daí vem a pergunta: quais os motivos para estudar?
... Melhor ser motoqueiro e para ser motoqueiro não precisamos do CoariVest!