Coaripolis

segunda-feira, outubro 23, 2006

UFAM Coari
Excelente comentário do Archipo buscando uma reflexão sobre a UFAM Coari
"Busco uma Reflexão aqui. Até que ponto esses alunos vão trazer benefícios para Coari ?Penso que os mesmos vieram fazer o vestibular por aqui e dessa forma retiraram a chance dos coarienses de fazer uma Faculdade na área de Saúde em Coari. Mesmo porque após eles cumprirem o tempo previsto por lei, os mesmo pedirão transferência para Manaus deixando as salas vazias.Essa história já é velha."
Tentando responder digo que os alunos deixarão um benefício para Coari, o primeiro deles é econômico. Os alunos morando, deverão por força da situação sustentar uma estrutura de vida e isso implica em moradia, água, luz, telefone, alimentação, etc. Claro que são livres para se transferirem e irão fazer com certeza é só cumprirem o tempo obrigatório.
O que de fato devemos discurtir é que na verdade a educação coariense não está preparando os coarienses para entrarem na universidade. E isso é sério. Por um lado escolas que não tem condições para isso, aqui não estou falando de prédios, só eles não bastam. Por outro lado alunos desmotivados para estudarem.
Só quando levarmos a sério a educação do nosso município é que poderemos discurtir outras questões. O vestibular é aberto, ninguém pode proibir que estudantes de outros municípios prestem vestibular aqui, é uma obrigatoriedade do MEC. Eu não tenho dúvida que isso só faz bem para a educação coariense, pois, é só no confronto com jovens que estudam em outros municípios é que vamos saber se estamos ou não fazendo o que temos que fazer para a educação de Coari.
Dinheiro não falta. Onde ele está sendo investido... é outra história!