Coaripolis

sábado, outubro 21, 2006

Violência na Amazônia
A Amazônia tem convivido nesses últimos tempos com diversas formas de violência. Violência no campo, violência na cidade. Algumas vítimas vão deixando impressões negativas, manchando nossa imagem de "bons selvagens", lembrando o assassinato de Dorath Stang e mais recentemente de uma estudante portuguesa.
O Jornal A Crítica de ontem traz uma longa matéria sobre o crescimento da violência cometida por adolescentes: Adolescente que matam sem pena no Amazonas. Passamos das mortes encomedadas pelos mais diversos tipos de coronéis, para morte por puro prazer, satisfação de um vazio existencial, complemento do extâse do mundo das drogas.
A matéria mostra a dura face desse do mundo dos adolescentes, jovens. Os números são de impressionar, com também as armas usadas por eles.
O Jornal não esquece de falar do interior: "Destacamos que no ano passado foram registrados 13 homicídios cometidos por adolescentes em 22 municípios, sendo eles Anori, Japurá, Carauari, Nhamundá, Barreirinha, Maraã, Autazes, Atalaia do Norte, Urucará, Boa Vista do Ramos, Parintins, Novo Aripuanã, Apuí, Tabatinga, Humaitá, Presidente Figueiredo, Tefé, Juruá, Coari, Nova Olinda do Norte, Borba e Envira. Nesses mesmos municípios, houve 110 tentativas de homicídios praticadas por adolescentes".
Nós aqui em Coari, tivemos nestas duas últimas semanas, duas mortes. As armas: terçado e faca. A primeira de um jovem de 22 anos.
A violência por aqui é gritante. O tráfico de drogas deita e rola, a prostituição corre solta. Ainda não vi nenhuma ação de efeito da Secretaria Municipal de Segurança, principalmente a de chamar a sociedade para o debate, para juntos buscarem caminhos, tentando superar os desafios.