Coaripolis

terça-feira, novembro 07, 2006

Enquetes
Na sua opinião qual deve ser a maior prioridade da administração municipal?
Saúde: 66.28% (171)
Educação: 18.99% (49)
Emprego: 12.79% (33)
Transito: 1.94% (5)
Total dos votos: 258
Essa foi uma das enquetes promovidas no site da Prefeitura de Coari. A cidade de Coari tem um hospital que nasceu com um projeto de ser Hospital Regional, cada bairro da cidade tem uma Unidade Básica de Saúde, mesmo assim dos 258 votantes, 171 escolheram como prioridade para a administração municipal a saúde, porque será?
Quando vamos ao hospital ou as Unidades Básicas de Saúde, instituições que estão sempre lotadas de pessoas, ficamos pensando que ainda poderia se investir mais nessa área. Pura ilusão, se estivermos pensando em mais prédios.
Para melhorar o "tratamento" da saúde dos coarienses, o investimento deve ser em profissonais de saúde preparados: Médicos, enfermeiros, entre outros e tecnologia, pois é com profissionais bem capacitados e tecnologias que se pode oferecer bons serviços na área da "cuidado" com a saúde.
Porém, o desafio maior está na prevença das doenças. Medicina preventina. Como ter uma boa saúde com água cheia de coliformes fecais chegando pelas nossas torneiras? Muitas pessoas que não têm condições de comprar água mineral ou moram longe de poços artesianos (que também não tem água de boa qualidade) bebem água que vem da Solama (Cosama).
Como ter uma boa saúde se poucos têm condições para ter uma boa alimentação? A base alimentar da maioria da população coariense é peixe e farinha, isso enquanto o peixe está farto, haverá um tempo que ele vai escassear. Sem contar que não há hábitos culturais de comer frutas e verduras, principalmente verduras.
Como ter uma boa saúde quando a maioria das ruas amanhecem impestadas de fezes de cachorros que à noite, literalmente falando, perambulam pelas ruas da cidade como cães sem dono. E é por muitas dessas ruas que nossas crianças brincam descalças.
Portanto, só construir um belo hospital e Unidades Básicas de Saúde não basta. É preciso investir num plano de saúde que previna, medicina preventiva.