Coaripolis

sexta-feira, novembro 03, 2006

Maravilhoso Mundo Novo - Parte II
Há uma Amazônia a ser descoberta que não é geográfica, mas, sim antropológica. Nesses últimos 40 anos foram centenas os antropólogos e pesquisadores que estiveram vivendo nas culturas indígenas, conhecendo suas línguas e culturas. Já a cultura cabocla até hoje pede um estudo mais detalhado, ela é a nossa cultura, tão desprezada até por nós mesmo.
Vou postar aqui no blog um jornal comunitário do Camará, uma comunidade do município de Coari. O texto está do jeito que recebi. Como ele é grande, irei colocar aos poucos.
A casa do Sr. Manoel dos Santos Victor, foi removida do lugar, com a ajuda de 30 homens, sem contar com a torcida
Apostador que prometeu rezar um missa, na ponta de um toco de cabaça para baixo, vestido de camisão se Sr.Manoel dos santos Victor, se ramovesse a casa do lugar, negou-se e rezar por não ter encontrado o camisão tipo Vampiro
Aposentador que prometeu dar 50 galinhas se o Sr.Manoel dos Santos Victor, removesse a casa do lugar, disse ter-se arrependido da aposta e desfez a promessa.
Desconhecido cortou bananeiras e mamoeiros do Sr.Laerse Dantas
Pernambucano, desacatou verbalmente o jovem conhecido por Arigo chamando-o de vagabundo e comilão na casa alheia
Professor, por displissencia ateou fogo no capim, e lhe trouxe uma grande dor de cabeça
Líder foi pedir oração do Pastor porque estava depressivo
Ex-amante do mulherengo, agredio fisicamente e verbalmente a companheira do mesmo. E a mesma sendo cruelmente agredida, reagio a paulada deixando-a ensangüentada.
Acusadores do jovem detido, choraram amargamente arrependidos
Jogadores embriagados se dezentenderam, e brigaram em terra e na água.