Proclamação da República
Movimento político-militar que extingue o Império e instaura a República federativa. A proclamação da república é feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
O novo sistema de governo é implantado depois de uma campanha política que durou quase 20 anos. Em dezembro de 1870, políticos, intelectuais, jornalistas, advogados e profissionais liberais lançam no Rio o Manifesto Republicano. Defendem um regime presidencialista, representativo e descentralizado. Fonte Amanaque Abril.
A Proclamação da República Federativa do Brasil, só veio depois de vinte anos do lançamento da semente desse projeto para um País independente, novo. Desde 1889 o Estado Repúblicano tem passado por período nada repulicano, em muito, várias oligarquias têm conduzido o país em forma de ditadura.
Nesses quase cento vinte anos de vida republicana o país passou por várias situações que feriraram seu processo democrático, até porque, pensar num país republicano, sempre foi pensar num país democrático.
Atualmente por esse imenso Brasil a república esconde muitas ditaduras, principalmente em cidades do interior e distantes de Brasília. Para de fato proclamamos a República, ainda temos um longo caminho a fazer!