Coaripolis

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Natal Coariense
Sábado aconteceu na terra do Petróleo e do gás a abertura do programa natalino Autos de Natal, projeto da Secretaria Municipal de Cultura. A programação seguirá até o dia 17 de dezembro. No seu promeiro dia o sucesso de público bateu os anos anteriores.
Com certeza Coari precisa mais e muito desse tipo de programação cultural, que nos ajude a sair do esquema futebol, álcool, drogas e sexo. O desafio seja das escolas como da Secretaria de cultura é apresentar o mundo da nossa cultura, misturando o clássico com o popular.
Ao mesmo tempo que ir mostrando a cultura de fora, valorizar o que temos. Parabéns pela organização do projeto.
Por Coari
Nesse período a cidade se enfeita, luzes e brilho. Praças são iluninadas e os anjos lá são colocadas, claro que isso depende da praça. A Praça São João Batista por exemplo está a cada ano ficando de fora dessa ornamentação, detalhe, a praça fica no bairro do Urucu na periferia da cidade.
O bairro do Urucu, ironicamente nomeado assim é o bairro mais pobre da cidade. Digo ironicamente porque leva o nome do local onde está concentrada a mior riqueza por metro quadrado de Coari.
Pela sua pobreza, o bairro concentra todos os desafios sociais que Coari apresenta: drogas, prostituição, prostituição infantil, violência de toda ordem, grande consumo de bebidas alcoólicas, gravidez precoce, ruas quebradas e esburacadas, falta de saneamento básico e assim vai... nen quero me alongar mais sobre esse assunto!
Enquanto na praça São Sebastião há guardas até para vigiar ou guadar a grama, na praça do bairro Urucu, estamos há um ano sem a guarda municipal.
Percebendo essas necessidades e o abandono do bairro, começamos por lá o projeto pintação, que está sendo um sucesso. É uma tentativa de levar as crianças, adolescentes e jovens algo para fazer no sábado a tarde e a noite. Lá principalmente as crianças estão abandonadas a sorte de todo tipo de situações negativas.
É uma fagulha, diante de tantas luzes pela cidade!