Coaripolis

quinta-feira, novembro 30, 2006

Amazonas é o 4º Estado em gastos com cultura
O Amazonas é o quarto Estado brasileiro em gastos com cultura, um total de R$ 44,7 milhões, o que equivale a 6,1% da participação nacional do setor (cerca de R$ 746 milhões), ficando à frente do Rio Grande do Sul (5,3%) e Distrito Federal (5,3%). O Amazonas perde apenas para São Paulo 28,2%, Bahia (10,6%) e Rio de Janeiro (8,2%).
Leia mais.
Se recebemos tanto dinheiro assim para cultura que alegra o Secretario Estadual de Cultura e o Governador do Estado, deveríamos também ter atividades culturais que mostrasse que o dinheiro está sendo bem investido nessa área.
Boa parte do tempo do Seminário Cultura e Cidadania que participei em Manaus, foi gasto discurtindo sobre os investimentos do Estado na Cultura. Agora aparece essa boa notícia.
O certo é que uma boa quantidade desses gastos na área cultural fica com o "Festival de Ópera" e agora o "Festival de Cinema Internacional", esses dois eventos são produzidos fora do país e para cá importados. Aí está meu caro leitor desse blog, quase todo o dinheiro que o Estado investe em Cultura, investe em coisas de fora do Estado, do País.
E isso é muito sério porque gastando o dinheiro desse modo, não se investe em estruturas de formação dos artistas locais, não se investe na produção local de cultura.
Sem contar que quase todo esse dinheiro é investido no Largo São Sebastião, não o nosso, mas, no de Manaus e isso equivale no Teatro Amazonas e seus arredores.
E isso vai até quando?