Coaripolis

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Moto-Táxi
Outro dia recebi uma correspondência do Sindicato Cooperativa dos Condutores de Transporte de Passageiros e Cargas do Município de Coari - Am. Não sei porque mandaram esta correspondência. Não pertenço a nenhuma entidade dessa natureza e ao menos por enquanto não tenho pretensão de pertencer.
A correspondência tem a intenção de informar, esclarecer, comunicar e pede transparência e democracia. Na verdade é um misto de várias situações que vivem os moto-taxistas de Coari.
Para não me alongar, transcrevo uma pequena parte do texto: "Motivo pelo qual fundamos o Sindicato, por causa de tantas injustiças, desigualdade e abuso de poder, corrupção, fraude, irregularidade e ditadura dentro das associações de moto-táxi por parte dos presidentes, eles tiram salário da associação e não tiram expediente, guarda a documentação da associação em casa, não fazem prestação de conta, não fazem ata das reuniões, não tem livro de movimentação de caixa, os presidentes guardam o dinheiro da associação em sua casa e some tudo, era pra ser depositado no Banco e a administrado pelo tesoureiro, e fiscalizado pelo Conselho Fiscal". O texto está tal qual está escrito.
As motocicletas e os moto-taxistas fazem parte da paisagem da cidade. Já estamos tão habituados a usarmos este tipo de transporte que não conseguimos imaginar como seria viver sem eles.
Não sei dizer ao certo quantas são as associações de moto-taxi em Coari, entre seis a nove. Visto que cada uma delas é formada de 60 membros, aí já se ver que um bom número de pessoas vivem dessa economia. Volto outra vez com esse assunto para não ofuscar o texto da Sindicato Cooperativa dos Condutores de Transporte de Passageiros e Cargas do Município de Coari - Am.