Coaripolis

domingo, dezembro 31, 2006

Olhar para o interior do Estado
O Jornal A Crítica de hoje aborda em uma de suas matérias o abandono do interior por parte da classe dirigente do Estado. O foco central do jornal é o desenvolvimento econômico das cidades pequenas.
Pra começo de conversar é bom perceber que as pessoas que falam no texto são gente vinda do meio empresarial que tem uma visão muito particurlar de desenvolvimento, a das empresas, centrando o desenvolvimento sempre nos produtos manufaturados.
Por exemplo, diz uma parte do texto: "Dotar o interior do Amazonas de infra-estrutura é uma das principais reivindicações do setor produtivo ao governador do Estado em seu segundo mandato" e ainda um outro "O interior só se desenvolve com uma política de investimentos em energia, logística, transportes, saúde e educação"
Esse tipo de investimento não vai chegar na maioria das cidades do interior, além do mais só esse tipo de investimento não basta.
Vejamos o caso de Coari, temos excelentes escolas, mas, temos uma péssima educação. Temos transporte áereo e fluvial todos os dias. Apesar dos pesares a energia não é cem por cento tão mal assim. Temos um bom comércio. Gasolina. Uma das melhores internet do Estado.
Temos até ginários e serão dez. E cadê o desenvolvimento? Há muita pobreza, muita fome.
A máquina municipal está encharcada, já temos não sei quantos mil funcionários e até o fim de 2008, ano eleitoral, chegaremos a dez mil. Medida eleitoral para ganhar eleição.
E cadê o desenvolvimento?